Como já havia comentado anteriormente na postagem sobre Amamentação e Aleitamento Misto, eu estava fazendo uso de um bico de silicone para conseguir amamentar meu filho por dois problemas que eu vinha tendo: bico plano e pega incorreta.
Mas o que é bico plano?
É quando o mamilo não apresenta aquela característica "protuberância" se assim podemos dizer, no centro da aureola, o que dificulta (e muito) a pega do bebê.
É importante notar que bico plano é diferente de bico invertido, que é quando o bico em vez de saltar pra fora quando um pouco estimulado vai para dentro. Dá pra observar melhor os diferentes tipos de bicos na imagem a seguir.
Pega incorreta...
A pega incorreta é fácil de identificar, se dói quando o bebê suga é porque a pega está incorreta. Na pega correta o bebê não abocanha só o bico do seio e sim grande parte da aureola, mantendo assim o bico atrás do palato e assim não machuca a mamãe, além de estimular a produção de mais leite.
No inicio da amamentação eu tive bastante ajuda primeiro da equipe da maternidade e também da Clinica do Bebê, mas não houve maneira que eu conseguisse a pega correta, enquanto lutava com isso (bico plano e pega incorreta), ainda tinha a baixa produção de leite.
Meu mamilo ficou muito machucado, sangrava muito, ficava em carne viva, cheguei a achar que ia perder o bico do seio. Resolvemos então lidar com uma coisa de cada vez e apelar para o bico de silicone.
Bico de Silicone ou Santa Biqueta!
O Bico de silicone que eu carinhosamente chamo de biqueta (risos), foi a salvação da lavoura, o bebê pegou de primeira, deu tempo para sarar o mamilo e amamentar parou de ser a sessão de tortura que vinha sendo. O que eu utilizo o da marca MAM no tamanho 2.
"Protetor de Seios Nipple Shields da MAM é feito de silicone ultra-fino, incolor, sem odor e sem gosto - É ideal para proteger mamilos doloridos ou rachados durante a amamentação
- Diferente de outros protetores, o Nipple Shields é feito com silicone Silk Touch, patenteado pela MAM, que possui uma textura exclusiva mais macia e sedosa
- Em formato de borboleta e com diversos furinhos, permite um maior contato entre o bebê e a pele da mãe, a passagem dos odores e que a pele da mãe respire com facilidade, aumentando o estímulo da produção de leite materno e mantendo o bebê no peito durante a amamentação."
Apesar de parecer uma solução "milagrosa" não se indica o uso por um tempo muito prolongado, eu vinha usando desse artifício já há dois meses e por ler em vários lugares que o uso contínuo atrapalharia a produção de leite (embora não tenha notado, mas vai que...), já havia tentado amamentar sem o bico de silicone algumas vezes, todavia sem sucesso.
A pegada do bebê era trabalhosa e quando pegava soltava em menos de um minuto e chorava impaciente ou seja um baita de um estresse.
Acontece que, por um desses mistérios do universo, há alguns dias o bebê começou a rejeitar o bico de silicone, fazia cara feia e até tinha ânsia quando eu tentava dar de mamar usando o protetor, e isso por várias tentativas seguidas. Achei que estava perdida, que o aleitamento materno tinha ido para o buraco de vez. Mas qual a minha surpresa! Agora, sem a biqueta, o bebê pegou o peito bem e de primeira!
Não vou dizer que não deu uma leve machucada nas primeiras mamadas, mas foi totalmente suportável.
Acredito eu que essa nova facilidade de pega tenha a ver com o fato do protetor e também da bomba de leite ajudar na formação do bico do seio e o não aceitar mais a biqueta possa ter a ver com a maturidade do bebê.
Mas quem sabe? A maternidade tem desses mistérios...(risos). Agora continua a luta para aumentar a produção do leite.
Como utilizar o bico de silicone da forma correta?
Dicas para ajudar em como tirar o bico de silicone:
E você? Usou ou usa o protetor de silicone para amamentar? Me conta a sua experiência nos comentários!