terça-feira, 25 de maio de 2021

Confusão de Bicos X Confusão de Fluxo

 São diversos termos novos que você acaba aprendendo quando engravida e depois que dá a luz, coisas que você nunca imaginou que existissem, problemas que você não fazia ideia que podia ter.

Como já foi citado nesse post eu estou fazendo o aleitamento misto por não estar ainda produzindo a quantia de leite necessária para o meu bebê. Já preocupada com o fantasma do desmame precoce, fui em busca de mamadeiras com bicos diferenciados para postergar essa questão o máximo possível.

Na época eu ainda não tinha conhecimento sobre outras opções como a colher dosadora e a translactação por exemplo.

Foi então que após algumas pesquisas acabei escolhendo uma mamadeira da Avent Philips como o bico pétala.

Posteriormente também comprei para testar a Chicco Step Up, pretendo trazer resenha e comparações entre os dois modelos em um próximo post.
Mas voltando ao tópico, escolhi a de bico pétala por ser mais largo, e que, como tem um específico para cada faixa etária, controla melhor o fluxo "dificultando" por assim dizer o ato de mamar e assim o bebê não acabe preferindo a mamadeira ao peito. 

Confusão de Bicos

Segundo alguns especialistas é quase impossível não ocorrer a confusão de bicos, porque até hoje não foi inventado um que imite cem por cento o peito materno e o modo que um bebê suga o seio da mãe, a chupeta e o bico da mamadeira são diferentes e ainda segundo essas opiniões o bebê não sabe fazer essa diferenciação e acaba confundindo e tendo mamadas ineficientes, o que ocasiona o desmame precoce.


Confusão de Fluxo

Já a confusão de fluxo acontece quando o leite que o bico da mamadeira ejeta durante a sucção tem um fluxo maior que o ejetado pelo peito da mãe. Então ao perceber que sai o seio o fluxo contínuo e constante e a quantidade da mamadeira o bebê fica nervoso e começa a rejeitar o seio.

Eu só descobri tais fatos quando meu bebê começou a ter um comportamento esquisito ao amamenta-lo, depois de alguns minutos, ele ainda queria mamar, mas empurrava, pegava, puxava, mordia, largava e chorava e eu não conseguia entender o porquê daquele comportamento.

Esses dois tipos andam de mãos dadas e colaboram um com o outro, mas necessariamente você terá os dois problemas simultaneamente.
No meu caso por exemplo, o que acontece é a confusão de fluxo, a mamada começa bem, com uma boa quantidade de leite sendo ejetada e depois diminui drasticamente o que deixa o bebê nervoso com a mudança de fluxo, já que na mamadeira o fluxo é constante do começo ao fim.

Estou estudando outras formas de dar o complemento, já que esse tipo de problema não tem solução e pode levar ao desmame precoce, provavelmente o próximo passo será tentar a translactação (assunto para um próximo post).

Já enfrentaram ou estão enfrentando essa situação?
Me contem nos comentários...
Beijos e até a próxima!