segunda-feira, 20 de março de 2023

Alergia a maquiagem, qual a solução?


A alergia a maquiagem é uma reação do sistema imunológico a uma substância presente em determinados produtos. O sistema imunológico de uma pessoa sensível identifica erroneamente uma substância inofensiva como uma ameaça e reage produzindo anticorpos para combatê-la. Quando a pessoa é exposta a essa substância novamente, o sistema imunológico reage produzindo uma resposta alérgica que pode incluir sintomas como vermelhidão, inchaço, coceira e erupções cutâneas.

As substâncias que causam alergia em maquiagens, incluem fragrâncias, conservantes, corantes e outros ingredientes irritantes. Cada pessoa tem um sistema imunológico único e, portanto, pode ter uma sensibilidade diferente a essas substâncias. Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para alergias, o que pode torná-las mais propensas a desenvolver reações alérgicas.

Além disso, a exposição repetida a certas substâncias, como as encontradas em maquiagens, pode aumentar o risco de desenvolver alergias. Isso ocorre porque o sistema imunológico da pessoa é exposto a essas substâncias com frequência e pode começar a produzir anticorpos contra elas.

Há muitas substâncias que podem causar alergias quando colocadas em maquiagens, alguns dos ingredientes mais comuns que podem desencadear reações alérgicas em pessoas de pele sensível incluem:
      Fragrâncias: Muitas maquiagens contêm fragrâncias para torná-las mais atraentes. No entanto, essas fragrâncias podem ser alérgicas para algumas pessoas. As fragrâncias podem incluir compostos químicos sintéticos, como ftalatos e aldeídos, que podem desencadear reações alérgicas na pele.
          Conservantes: As maquiagens contêm conservantes para prevenir a proliferação de bactérias e fungos. No entanto, alguns conservantes, como o formaldeído, o metilisotiazolinona (MIT) e o butilparabeno, podem causar reações alérgicas.
              Corantes: As maquiagens contêm corantes para adicionar cor aos produtos. No entanto, alguns corantes, como o tartrazina.
                  Lanolina: A lanolina é um ingrediente derivado da lã que é usado em muitas maquiagens para amaciar e hidratar a pele. No entanto, algumas pessoas podem ter alergias a ela.
                      Talco: O talco é um mineral que é usado em muitas maquiagens como um agente absorvente. 
                          Óxido de ferro: O óxido de ferro é um corante comum usado em maquiagens para dar cor aos produtos. 
                              Parabenos: Os parabenos são conservantes usados em muitas maquiagens para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
                                Silicone: O silicone é um ingrediente usado em muitas maquiagens para dar uma textura sedosa e suave. 

                                Hipoalergênicos

                                Algumas empresas, visando preencher esse mercado de quem não pode utilizar produtos comuns de maquiagem desenvolveram em sua linhas produtos hipoalergênicos.

                                Os produtos hipoalergênicos são definidos pela Anvisa como aqueles que passaram por testes de sensibilização realizados em seres humanos, em laboratórios especializados e possuem chances menores de causar reações com o seu uso.

                                Para ser considerado hipoalergênico, um produto precisa passar por testes rigorosos e atender a certos critérios específicos que reduzem o risco de causar alergias. Algumas das características que um produto hipoalergênico deve ter são:

                                • Não conter substâncias conhecidas por causar alergias em uma grande proporção de pessoas (como parabenos, fragrâncias, corantes, conservantes e outros ingredientes irritantes).
                                • Passar por testes de irritação na pele e nos olhos, realizados em laboratório com a participação de voluntários.
                                • Ter uma formulação que minimize o risco de contaminação por bactérias e fungos, que podem desencadear reações alérgicas.
                                • Ser fabricado em condições controladas de higiene e segurança.
                                • Ser submetido a testes clínicos em pacientes com histórico de alergias, para avaliar sua tolerância.

                                    Como descobrir o que está causando a alergia?

                                     Alguns produtos podem irritar a pele sem necessariamente desencadear uma resposta imunológica. Por isso, é sempre recomendável fazer um teste de patch antes de usar qualquer produto novo, especialmente se você tem pele sensível ou histórico de alergias.

                                    O teste de Patch ou teste de contato é um exame capaz de identificar substâncias responsáveis pelo surgimento da dermatite de contato e reações alérgicas e identifica a causa da alergia.

                                    Geralmente, o processo inflamatório na pele é causado pela exposição a substâncias presentes em maquiagens, perfumes, esmaltes de unha, produtos de limpeza, etc.

                                     Com este teste, é possível determinar a exata causa, evitar o contato e, assim, prevenir as manifestações alérgicas.

                                    Como é feito o Patch teste?

                                    Para fazer o Patch teste o médico ou responsável, coloca substâncias que são responsáveis por provocar alergias específicas em contato com a pele nas costas ou antebraço do paciente. Se houver reação identificada a determinada substancia então significa provoca alergia ao individuo que está sendo testado.

                                    Com o resultados do teste em mãos é sempre bom prestar atenção aos rótulos dos produtos que pretende adquirir para evitar aqueles que contenham ingredientes que podem causar alergia.

                                    Para ajudar separamos abaixo uma lista de marcas que pode que produzem maquiagens e outros cosméticos hipoalergênicos:

                                    É importante ressaltar que a sensibilidade da pele varia de pessoa para pessoa e, mesmo com maquiagens hipoalergênicas, pode haver reações alérgicas, e vale lembrar que nem todas as reações cutâneas são causadas por alergias.

                                    Lembre-se sempre de consultar um dermatologista em caso de dúvidas!

                                    Irritações e Acne também podem ser pelo uso incorreto da maquiagem, Veja aqui um post que pode te ajudar!